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ALUNOS

Manual do Aluno

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  • Achados e Perdidos

    Os estudantes que não estão matriculados no 1º semestre de 2016 e desejam retornar aos estudos no 2º semestre de 2016 deverão solicitar análise curricular, munido de documento pessoal com foto, no período de 23 de maio de 2016 a 01 de agosto de 2016, conforme Calendário Acadêmico 2013. Após este período, os estudantes deverão consultar no Calendário Acadêmico 2017/2018 os prazos para o 1º semestre de 2017.

  • Análise Curricular

    É um procedimento realizado na secretaria geral para analisar os componentes curriculares do aluno para casos de transferências de faculdade, transferência de turno, transferência de curso, dispensa de disciplina, destrancamento de matrícula, retorno por matrículas em abandono, cumprimento de componentes curriculares para alunos que concluíram os períodos dos cursos e estão em dependência curricular e entre outros que o alunos esteja não matriculado na FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO. O estudante deverá protocolar o pedido da análise curricular, pessoalmente, na secretaria geral, munido de documento de identificação (RG ou CNH válida) dentro do prazo informado em calendário escolar. A concessão positiva da análise curricular estará condicionada à existência de vaga.

  • Apoio Psicopedagógico

    A FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO oferece gratuitamente, para todos os alunos, o Apoio Psicopedagógico. O objetivo desse programa é dar apoio emocional ao aluno durante a frequência ao curso. Nesse sentido, o programa tem como funções a triagem, o diagnóstico e a orientação do aluno no trato dos seguintes aspectos: possíveis insatisfações com o desempenho escolar; a falta de motivação para o estudo; a superação das crises de relacionamentos; as dificuldades de desempenho com cursos e ou professores; dúvidas sobre a faculdade; indecisões com relação à sua vocação e a escolha do curso; privações, estresse, cansaço, solidão, angústia e demais problemas que possam afetar a sua aprendizagem. O programa prevê atendimento individual, em grupos, palestras e outros meios apropriados para suas finalidades. O Apoio Psicopedagógico é coordenado por um profissional da psicologia.O atendimento depende de agendamento prévio na Secretaria de Coordenação, das 09h às 21h, pessoalmente ou pelo telefone (15) 3261-4549.

  • Atividade Complementar

    Dependendo do curso, pode haver a obrigatoriedade da realização de atividade complementar. A atividade complementar pretende promover ações que ampliem os conhecimentos do aluno para uma melhor formação profissional e pessoal. Este componente curricular, se previsto na grade curricular, é obrigatório. O aluno deve verificar com a respectiva coordenação a obrigatoriedade ou não da atividade complementar, e providenciar seu cumprimento nos prazos previstos segundo regulamento próprio. Se a atividade complementar for obrigatória, o aluno que não atender a esta exigência ficará impedido de colar grau e, consequentemente, não terá o respectivo diploma de conclusão emitido.

  • Avaliação Institucional

    Entre os setores internos da Faculdade existe a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que foi criada por determinação legal, e tem por função planejar e coordenar os processos internos de autoavaliação da Instituição. Além disso, compete à CPA fornecer informações ao MEC e ao INEP sobre os resultados da autoavaliação, que servem de elementos para os processos de autorizações e reconhecimentos junto a esses órgãos públicos.

    A autoavaliação institucional pretende levantar dados que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais prestados aos alunos e à comunidade local. No processo de autoavaliação está também o objetivo de identificar fragilidades e mecanismos para o respectivo aprimoramento do funcionamento da Faculdade.

    Todos os sujeitos da comunidade interna (alunos, professores e pessoal técnico-administrativo) participam do processo de autoavaliação, seja discutindo critérios ou respondendo a questionários sobre as diversas dimensões da Instituição (organização didático-pedagógica; corpo docente; instalações).

    É de extrema importância que os alunos, quando convocados, participem do processo institucional de autoavaliação, para que seja possível aprimorar sempre os serviços oferecidos em busca de uma educação de qualidade.

  • Avaliações de Desempenho do Aluno

    Para aprovação em cada disciplina, os alunos são submetidos a avaliações periódicas parciais e finais. As avaliações integram as atividades e Avaliação Discente da Faculdade. Tem por objetivo submeter o aluno a um processo contínuo de avaliação do aprendizado, de maneira que a própria avaliação seja um momento do aprendizado, pois possibilita a reflexão e a revisão constante dos conteúdos ministrados. Para atender esta finalidade, os professores de cada disciplina devem orientar os alunos previamente sobre os critérios e os conteúdos de cada atividade ou avaliação, bem como, posteriormente, comentar e corrigir as mesmas em sala de aula.

    A quantidade das avaliações em cada modalidade é definida pelo professor de cada disciplina sendo no mínimo três por semestre.

    Haverá prova substitutiva para apenas uma das avaliações perdidas no semestre. Esta ocorrerá no final do mesmo semestre, com conteúdo total deste período. A legislação vigente faculta ao aluno a ausência a 25% das aulas. As médias são apuradas somando-se os resultados dessas avaliações e dividindo-se por 100 para obtenção da média.

    Para aprovação por aproveitamento sem a Reavaliação (Exame), exige-se Resultado ao final do semestre igual ou superior a 6,0 (seis) e freqüência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento). Caso o aluno obtenha Resultado Final igual ou superior a 3,0 (três) e inferior a 6,0 (seis) e tiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), ele poderá realizar a Reavaliação (Exame). Caso o Resultado Final seja inferior a 3,0 (três), o aluno estará reprovado, mesmo que tenha obtido frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). A nota de aprovação após o exame é > = 5,0. A fórmula utilizada para o cálculo é [(média + exame) / 2].

  • Biblioteca

    A Biblioteca da FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO oferece pesquisa bibliográfica local, levantamento em bases de dados especiais, apoio metodológico à pesquisa e espaço para consulta local. Além disso, há o empréstimo de material bibliográfico e o intercâmbio bibliográfico com outras bibliotecas. Dentro de suas dependências, exige-se o silêncio dos usuários. É proibido fumar, comer e/ou beber nas dependências da mesma. O acesso ao acervo da Biblioteca só é permitido sem a portabilidade de bolsas, sacolas, mochilas, pastas, fichários, bebidas ou alimentos. Todo material consultado não deverá ser recolocado nas prateleiras e sim devolvido ao balcão de atendimento. Os computadores da Biblioteca estão disponíveis aos alunos, professores e funcionários. O empréstimo de material do acervo aos alunos, professores e pessoal técnico-administrativo é pessoal e intransferível. É facultado o empréstimo de até 03 (três) volumes de cada vez, pelo prazo de 07 (sete) dias corridos, sendo permitida a renovação desde que não haja procura pelo mesmo título por outro usuário. A devolução deve ser feita no balcão de atendimento da Biblioteca, dentro do prazo estipulado. No caso de devolução de materiais com atraso, somente serão recebidos mediante o pagamento da respectiva multa de R$ 1,00 (um real) por dia e por obra. Obras de referência, como enciclopédias e dicionários, só poderão ser retiradas para utilização durante as provas, e para fotocópias nos limites da legislação aplicável. Nesses casos, a devolução deverá ser feita no mesmo dia da retirada. Para possibilitar o controle e baixa do material emprestado não é permitido que outro usuário retire-o imediatamente após a devolução. O material é liberado para empréstimo após retornar à estante. A devolução dos livros deve ser feita no balcão de empréstimo e nunca nas estantes. Enquanto o sistema não efetuar a baixa do material o usuário estará em débito com a Biblioteca. A renovação de empréstimo de material poderá ser feita somente se o usuário não estiver com pendência de entrega de livros ou com pendência de multas. A renovação poderá ser solicitada pessoalmente no balcão de atendimento. O atraso na devolução de material emprestado gera multa. O extravio ou qualquer dano ao mesmo implicará na obrigatoriedade da reposição por parte do usuário ou indenização deste à Faculdade.

  • Calendário Acadêmico

    Consiste o Calendário Acadêmico na agenda das principais atividades e prazos da Faculdade. Nele, estão previstos os dias letivos e as épocas de recesso escolar. A divulgação do Calendário Acadêmico ocorre a cada período letivo. As reavaliações (Exames Finais) acontecem no período previsto neste calendário, na data específica fixada pelo professor da disciplina.

  • Colação de Grau

    A Faculdade de Porto Feliz – FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO, oferecerá GRATUITAMENTE a todos os formandos de todos os cursos, no decorrer dos anos de 2016 e 2017, o cerimonial festivo de Colação de Grau que inclui beca, canudo e decoração. A FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO sugere que as turmas montem comissões de formatura, e posteriormente procurem a Secretaria Geral da FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO para obterem informações sobre colação de grau e bailes de formatura.

    As Comissões de Formatura que desejarem agendar reuniões com representantes de empresas de formatura nas dependências da FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO deverão pedir autorização prévia à Secretaria Geral, através do e-mail:secretaria@faculdadefamo.com.br

    Poderão participar da colação de grau, todos os estudantes que estiverem regularmente matriculados.

  • Consulta de Notas e Faltas

    O aluno pode acompanhar a publicação das suas notas e faltas. Os professores têm o prazo de quinze dias para a publicação das notas, a contar da respectiva realização. As faltas são publicadas ao final do semestre. O aluno tem a responsabilidade de acompanhar e zelar para que suas ausências não ultrapassem o limite de 25% (vinte e cinco por cento) das aulas em cada disciplina, pois acima desse limite o aluno estará reprovado por frequência (vide Frequência).

  • Critérios DE Aprovação

    Para aprovação por aproveitamento sem a Reavaliação (Exame), exige-se Resultado ao final do semestre igual ou superior a 6,0 (seis) e freqüência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento). Caso o aluno obtenha Resultado Final igual ou superior a 3,0 (três) e inferior a 6,0 (seis) e tiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), ele poderá realizar a Reavaliação (Exame). Caso o Resultado Final seja inferior a 3,0 (três), o aluno estará reprovado, mesmo que tenha obtido frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). A nota de aprovação após o exame é > = 5,0. A fórmula utilizada para o cálculo é [(média + exame) / 2].

  • Dispensa de Disciplinas

    O aluno que tenha concluído curso superior de graduação ou que tenha obtido aproveitamento em disciplinas cursadas nesta ou em outra Instituição de Ensino Superior, poderá requerer a dispensa da obrigatoriedade das disciplinas nas quais tenha obtido aprovação, de maneira a não cursá-las novamente, desde que exista compatibilidade de carga horária e de conteúdo programático. Os interessados deverão solicitar (pessoalmente) a análise curricular da viabilidade da dispensa, dentro do prazo estabelecido em calendário escolar, acompanhados do histórico escolar e dos programas das disciplinas (originais) a serem analisadas. Os aproveitamentos serão concedidos para disciplinas que ainda não foram oferecidas para o aluno.

  • ENADE

    O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) é uma avaliação à qual são submetidos os alunos dos cursos superiores com a finalidade de aferir o rendimento em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências. O ENADE é aplicado de três em três anos conforme a área do curso frequentado pelo aluno. A Faculdade tem a responsabilidade da inscrição dos alunos e divulgação daqueles que estão obrigados à participação do Exame. Os alunos convocados que não comparecerem para a realização do ENADE ficarão impedidos de participar da colação de grau e de ter acesso à emissão do respectivo diploma. É responsabilidade de cada aluno buscar um bom desempenho no supracitado Exame, visto que a nota geral atribuída a todos os alunos do curso que participam do ENADE tem divulgação nacional e algumas empresas em processos de seleção solicitam ao candidato o desempenho individual na prova.

  • Estágio

    O estágio, nos cursos em que está previsto, é componente curricular obrigatório. Deve o aluno verificar com a respectiva coordenação a obrigatoriedade ou não do estágio, bem como providenciar seu cumprimento nos prazos previstos segundo regulamento próprio. Nos casos de estágio obrigatório, o não cumprimento no prazo previsto impede o aluno de colar grau e de receber emissão do diploma.

  • Faltas e Licenças

    Não há abono de faltas. O tratamento excepcional, sob a forma de exercícios domiciliares, será concedido aos alunos amparados pelo Decreto Lei nº 1.044/ 69 e pela Lei nº 6.202/75, os quais incluem doenças agudas que impeçam a frequência às aulas e gravidez. O aluno ou seu representante deverá solicitá-lo, juntando Atestado Médico com os seguintes requisitos: I. Em via original, no qual conste o nome do paciente; II. Indicação do código de classificação internacional de doenças (CID); III. Especificação do tempo de afastamento; IV. Local, data, assinatura e carimbo do médico, bem como número de seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). O pedido será deferido desde que o período seja igual ou superior a 15 (quinze) dias e no prazo máximo de 10 (dez) dias após o início da ocorrência do afastamento. O período máximo de licença para um semestre letivo é de 90 (noventa) dias, para que não haja comprometimento do processo pedagógico de aprendizagem. Para compensação das faltas, os alunos farão trabalhos domiciliares elaborados pelos docentes das disciplinas, com prazos pré-estabelecidos para devolução, estando condicionados à aprovação. A aprovação do exercício domiciliar somente serve para suprir a ausência do aluno às aulas e não substitui as notas das avaliações. A concessão do regime de exercícios domiciliares não dispensa o aluno das avaliações periódicas e do exame final.

  • Frequência

    Os cursos oferecidos pela FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO são autorizados para funcionarem em regime presencial, obrigando, por força de regulamentação do Ministério da Educação, que os alunos neles matriculados compareçam, no mínimo, a 75% das aulas e atividades programadas para cada disciplina. A não observância deste preceito coloca o aluno na condição de reprovado na(s) disciplina(s) em que o mínimo de freqüência não tenha sido atingido, independentemente do resultado obtido nas avaliações de aproveitamento escolar.

  • Horário das Aulas

    Noturno

    Horário Início Termino
    Pré aula 18h20 19h00
    1ª aula 19h00 20h00
    2ª aula 20h00 20h45
    Intervalo 20h45 21h00
    3ª aula 21h00 21h45
    4ª aula 21h45 22h30
  • Horários de Atendimento

    Biblioteca: de 2ª a 6ª feira das 9h às 22h20
    Secretaria: de 2ª a 6ª feira das 9h às 21h
    Tesouraria: de 2ª a 6ª feira das 9h às 21h

  • Laboratório de Informática

    Os alunos têm à disposição laboratório de informática. O laboratório poderá ser utilizado mediante agendamento prévio dos professores. Além disso, há equipamentos de informática disponíveis para uso dos alunos independente de reserva, como no caso do espaço existente na Biblioteca.

  • Matrícula

    A matrícula, conforme consta no Regimento da FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO é o ato formal realizado pelo aluno ou pelo seu responsável legal no ingresso do curso, que estabelece o vínculo contratual entre o aluno e a Instituição, credenciando-o a fazer parte do corpo discente. É realizada na Secretaria Geral dentro do prazo estabelecido em calendário escolar. A integralização curricular é feita pelo regime de matrícula por disciplina, conforme consta no Regimento da FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO é um sistema flexível de programação de estudos caracterizado pela não necessária seriação do curso e pela abordagem independente de cada disciplina dentro do currículo. Esta forma de organização curricular permite ao aluno cursar em disciplinas respeitando certos requisitos pedagógicos de ordenação e de concatenação lógica no estudo de várias disciplinas e limites de tempo mínimo e máximo de duração do curso.

    Cancelamento

    O cancelamento de matrícula é o ato pelo qual o discente se desliga da Instituição de Ensino, perdendo, assim, todos os vínculos com a Instituição. O cancelamento só pode ser requerido se houver matrícula no período letivo da própria solicitação, conforme Regimento Geral da FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO.

    Renovação

    No início de cada semestre letivo, o aluno deverá efetuar a renovação de sua matrícula no prazo informado no calendário acadêmico. A não renovação da matrícula implica em abandono do curso e na desvinculação do aluno da Instituição, conforme consta no regimento da FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO. Por solicitação do aluno, poderá ser concedida a readmissão no Curso, se houver vaga, respeitando-se o tempo de integralização do curso.

    Trancamento

    É sua possibilidade manter-se vinculado à FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO, caso necessite interromper temporariamente os estudos. O trancamento da matrícula poderá ocorrer em qualquer etapa do curso. O trancamento de matrícula é concedido ao discente que estiver regularmente matriculado e integralmente isento de pendências com a FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO. Só será concedido o trancamento de matrícula ao aluno que, mediante requerimento ao Diretor, solicitar interrupção temporária de seus estudos, sem perder sua vinculação à Faculdade, e com o direito de renovação de matrícula. Conforme previsto no Regimento Geral da FACULDADE DE PORTO FELIZ/FAMO, o trancamento será concedido por um período não superior a 2 (dois) semestres letivos, incluindo aquele em que foi concedido.

    Destrancamento ou Readmissão no curso

    O estudante deverá solicitar uma análise curricular para que seja realizado o estudo da vida acadêmica do discente dentro do prazo estabelecido em calendário escolar, adaptando-a à grade curricular vigente, observando, sempre, o período de integralização do curso Caso o prazo de abertura tenha expirado, o discente deverá fazer outro processo seletivo. O estudante deverá estar com as suas obrigações financeiras rigorosamente em dia. O destrancamento estará condicionado à existência de vaga. Após o resultado positivo da análise curricular o estudante deverá realizar a renovação da matrícula dentro do período informado em calendário acadêmico.

  • Necessidades Especiais

    O aluno portador de necessidades especiais, seja ela decorrente da dificuldade de locomoção, ou outra que implique restrições à vida acadêmica, deverá declarar a condição no ato de inscrição para o vestibular e no ato de matrícula. Após o início das aulas deverá comprovar a necessidade especial via atestado com laudo médico.

  • Regime Disciplinar

    Todo aluno tem seu comportamento regido pelas normas disciplinares previstas no Regimento Interno da Faculdade. O aluno deve agir com cortesia e respeito no convívio com todos os integrantes do corpo docente e técnico-administrativo da Faculdade, bem como em relação aos demais alunos. Além disso, deve o aluno observar a ordem nas dependências da Faculdade e preservar o patrimônio desta. Também é obrigação do aluno a honestidade na execução de trabalhos acadêmicos, bem como se abster da prática de atos desonestos ou delitos sujeitos à ação penal.

    Ademais, deve o aluno agir sem atentar contra a integridade física e moral das pessoas, o patrimônio moral, o patrimônio científico, o patrimônio cultural e material da Instituição, o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, e não usar as dependências ou o recinto escolar para a prática de atos contrários à moral ou à ordem pública.

    O aluno que violar as normas do Regime Disciplinar poderá sofrer pena de advertência, repreensão, suspensão até trinta dias ou, desligamento, conforme a gravidade do ato praticado.

  • Revisão de Notas e Faltas

    O prazo para solicitação de revisão de notas e freqüência será de 60 dias, a contar da data de publicação oficial dos resultados semestrais. O pedido de revisão deverá ser protocolado na Secretaria Geral.

  • Secretaria Geral

    A Secretaria Geral é o setor da Faculdade responsável pelos controles acadêmicos dos alunos, a qual inclui todos os procedimentos relacionados à matrícula, tais como rematrícula, transferências, trancamentos, destrancamentos e cancelamentos. É de responsabilidade da Secretaria a emissão de declaração de matrícula, atestados, certificados, declaração de presença, histórico escolar, conteúdo programático e diploma, conforme prazos e valores.Os documentos solicitados serão mantidos pelo período máximo de 90 dias, contados a partir da data de emissão. Após este período, os mesmos serão descartados, com exceção do diploma. Os documentos deverão ser retirados pelo aluno requisitante ou responsável legal, com a apresentação do requerimento e RG (original), com exceção do diploma que deverá ser retirado somente pelo próprio aluno (ou por outra pessoa, mediante procuração).

  • Semanas de Curso

    Cada curso oferecido pela Instituição tem um período reservado para atividades especiais, tais como palestras e seminários. Esses eventos são denominados de semana de curso. As datas desses eventos são divulgadas previamente pelas respectivas coordenações de curso. O comparecimento dos alunos aos mesmos é obrigatório, uma vez que visam a aprimorar a formação acadêmica e profissional dos envolvidos. Informe-se e participe das Semanas de Curso.

  • Transferências

    Transferências de curso

    Os interessados deverão solicitar pessoalmente a análise curricular da viabilidade de transferência, dentro do prazo estabelecido em calendário escolar.

    Transferências expedidas para outras instituições

    Os interessados deverão solicitar pessoalmente a análise curricular da viabilidade de transferência, dentro do prazo estabelecido em calendário escolar.

  • LINKS E ARQUIVOS PARA CONSULTA